FANDOM

Tiro [ de tírio, gr. tyrios, cor tíria ou púrpura ] cidade-estado da Fenícia na costa oriental do Mediterrâneo, a cerca de 30 Km de Sídon. A cidade moderna é chamada de Sur, rocha ou rochedo. Na mitologia grega, Tiro era o nome de uma ninfa fenícia amada por Héracles. (pág. 451)

O historiador judeu Flávio Josefo diz que Tiro foi fundado 1 ano antes de Troia. (Contra Apião, Livro 1, 17 e Antiguidades Judaicas, Livro 8, 31) A cidade era dividida em duas partes distintas: Tiro continental, uma fortaleza rochosa chamada de "Antiga Tiro", e a Tiro insular, construída numa pequena ilha rochosa a cerca de 700 metros da costa. Estrategicamente, era um local muito bem localizado.

O comércio mediterrâneo estava associado ao porto de Tiro. Os mercadores tirios fundaram diversas colónias e feitorias. Eram especialmente conhecidos pela produção de um tipo de tinta púrpura bastante raro, obtida do murex. Esta cor era reservada, em muitas culturas, para a realeza ou nobreza.

Hirão, Rei de Tiro, foi contemporâneo de David e de Salomão. (II Samuel 5:11; I Reis 5:1; I Crónicas 14:1) "Era ele filho de uma mulher viúva, da tribo de Naftali, e fora seu pai um homem de Tiro". Era perito na metalurgia do cobre. (I Reis 7:14) Marinheiros de Hirão fizeram parte das tripulações da frota comercial de navios de longo curso de Salomão – chamados de navios de Társis, fundeada no porto de Eziom-Geber, no Golfo de Aqeba.

Salmanesar III sitiou Tiro durante 5 anos. Em 587 AEC, a Tiro foi sitiada por Nabucodonosor II - durante 13 anos. Em 323 AEC, a Tiro insular foi conquistada por Alexandre, o Grande - depois de um cerco de 7 meses. O porto de Tiro continuou a ter importância comercial até à Era Cristã.

A comunidade cristã de Tiro foi formada após a morte do evangelista Estêvão (c. 34 EC). O apóstolo Paulo, ao regressar da sua III viagem missionária, passou uma semana com os cristãos de Tiro.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória