FANDOM

Manual do Bom Editor Editar

  • 1 - Procure não apenas escrever um texto, mas agregar valor a sua mensagem utilizando recursos tais como imagens, sons, vídeos, animações e hiperligações - internas e externas.
  • 2 - Escreva parágrafos de no máximo cinco linhas com ideias completas e frases simples e breves.
  • 3 - Inicie com parágrafo que resuma o texto e entre nos detalhes pertinentes nos parágrafos seguintes.
  • 4 - Utilize o recurso das hiperligações para aprofundar a ideia de cada parágrafo em outro artigo, abreviando o texto principal.
  • 5 - Estruture seu texto em não mais do que quatro níveis, interligado por hiperligações. Deve ter argumentação lógica e coerente, usando referências verificáveis como autoridade.
  • 6 - Destaque as ideias principais usando por exemplo: listas, marcadores, negrito, itálico, sublinhado, ou ainda usando cor. Evite usar a cor azul.
  • 7 - Escreva o texto de forma que esteja pronto a ser utilizado pelo leitor, sem obrigar o leitor a elaborar sínteses e grande proezas de raciocínio para fazer uso da informação.
  • 8- Seja cuidadoso ao usar figuras de estilo.
  • 9 - Evite textos com muitos adjetivos ou rebuscados. Seja direto, exato e sucinto. Prefira a objetividade, exatidão e a clareza para manter a atenção do leitor.
  • 10 - Use títulos e sub-títulos apropriados com o assunto a desenvolver. O leitor fará uma varredura rápida dos primeiros parágrafos e num instante confirmará o seu interesse ou não pelo artigo.
  • 11 - Inclua referências e hiperligações para as informações indispensáveis a compreensão de seu texto. Deverá ser moderado no uso de hiperligações, visto que estas podem roubar a atenção do leitor do artigo.
  • 12 - Deverá ser moderado no uso de notas de rodapé.
  • 13 - Use de hiperligações apenas somente quando a informação não estiver completa no artigo.
  • 14 - Quando inserir uma hiperligação, faça-o de modo a deixar claro qual é o conteúdo que o leitor encontrará ao clicar nele.
  • 15 - Não use vocabulário desnecessariamente técnico. Procure usar termos a que todos estejam habituados.

Também no FANDOM

Wiki aleatória