FANDOM

Português é a terceiro idioma ocidental mais falado, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias dificulta a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, as mudanças será bem menores: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.

RESUMO - o que muda na Ortografia Editar

- As paroxítonas terminadas em 'o' duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de 'abençôo', 'enjôo' ou 'vôo', os brasileiros terão que escrever 'abençoo', 'enjoo' e 'voo'.

- Mudam-se as normas para o uso do hífen.

- Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos 'crer', 'dar', 'ler', 'ver' e seus decorrentes, ficando correta a grafia 'creem', 'deem', 'leem' e 'veem.

- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação', tais como 'louvámos' em oposição a 'louvamos' e 'amámos' em oposição a 'amamos'.

- O trema desaparece completamente. Estará correto escrever 'linguiça', 'sequência', 'frequência' e 'quinquénio' ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.

- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com 'a incorporação de 'k', 'w' e 'y'.

- O acento deixará de ser usado para diferenciar 'pára' (verbo) de 'para' (preposição).

- Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos 'ei' e 'oi' de palavras paroxítonas, como assembléia, idéia, heróica e jibóia. O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.

- Em Portugal, desaparecem da língua escrita o 'c' e o 'p' nas palavras onde ele não é pronunciado, como em acção, acto, adopção e baptismo. O certo será ação, ato, adoção e batismo.

- Também em Portugal elimina-se o 'h' inicial de algumas palavras, como em húmido, que passará a ser grafado como no Brasil: úmido.

- Portugal mantém o acento agudo no e e no o tónicos que antecedem m ou n, enquanto o Brasil continua a usar circunflexo nessas palavras: académico/acadêmico, génio/gênio, fenómeno/fenômeno, bónus/bônus.

Fonte: Banco de Dados da Língua Portuguesa - FFCLH USP (2007); Revista Isto É; Folha de São Paulo; Agência Lusa.

Referências para consulta:

Também no FANDOM

Wiki aleatória