FANDOM


O que é WIKIA? A Wikia, Inc. é uma empresa com fins lucrativos separada da Wikimedia Foundation. Foi fundada por Jimmy Wales e Angela Beesley. Wales também é o fundador da Wikimedia Foundation e Beesley preside o Conselho de Consultores. A Wikia usa o software MediaWiki (C) (TM) similar ao desenvolvido para a enciclopédia multilíngue online Wikipedia, possibilitando que pessoas se tornam criadoras e administem suas próprias comunidades Wiki. Essas comunidades Wiki são financiadas principalmente por publicidade. O seu bom sucesso, reside no fato de que o staff da Wikimedia e a Wikia têm um relacionamento saudável entre si. As duas empresas - pessoas jurídicas - são completamente separadas. A Fundação Wikimedia não tem fins lucrativos e sendo subsidiada por doações voluntárias, enquanto a Wikia Inc tem fins lucrativos. Às vezes confundidas como sendo o mesmo projeto.

Princípios Editoriais

"Tenha muito cuidado para ser preciso em todas as afirmações que fizer. Use honestamente a evidência. Nas citações, não torça o significado de escritor ou use parcialmente as citações para dar uma ideia diferente do que o autor desejou." (Qualificados para Ser Ministros, 1946, pág. 199)

"A verdadeira elucidação inclui os dois lados de uma questão, não apenas os fatos que apoiem sua própria espécie de teologia!" (Despertai! de 22/7/1982 pág. 28) "Mesmo que o argumento de uma pessoa pareça plausível e certo, é sábio ouvir ambos os lados de uma questão antes de chegar a uma conclusão." (Nosso Ministério do Reino de 12/2001 pág. 6) "Para refutar, é necessário conhecer bem os dois lados da questão e analisar detalhadamente as evidências usadas." (Beneficie-se da Escola do Ministério Teocrático, 2005, pág. 34)

"É verdade que as pessoas talvez discordem veementemente entre si nas suas crenças religiosas, mas não existe base para odiar uma pessoa só porque ela tem um ponto de vista diferente ..." (O Homem em busca de Deus, 1990, pág. 10) "Um indício de que nos tornamos vítimas do auto engano é se ficamos irados quando nossas crenças são questionadas. Em vez de ficarmos irados, é sábio manter a mente aberta e escutar com atenção o que outros dizem - mesmo quando temos certeza de que a nossa opinião está certa." (A Sentinela de 15/7/2003 pág. 22)

Por conseguinte, deverá fazer um exame cuidadoso dos fatos! Os cristãos de Tessalônica enviaram "[ o Apóstolo ] Paulo como Silas, de noite, para Beréia, e estes, ao chegarem, entraram na sinagoga dos judeus. Ora, estes últimos eram de mentalidade mais nobre do que os de Tessalônica, pois recebiam a palavra com o maior anelo mental, examinando cuidadosamente as Escrituras [ a Lei e os Profetas ], cada dia, quanto a se estas coisas eram assim." (Atos 17:10-11 NM) Tudo o que contraria-se os ensinos de Jesus Cristo e dos seus apóstolos, deveria ser decididamente rejeitado pelos cristãos. O apóstolo Paulo escreveu: "... mesmo que nós [ os apóstolos ] ou um anjo do Céu vos declarássemos como boas novas [ um novo Evangelho ou um novo ensino ] algo além daquilo que vos declaramos como boas novas, seja amaldiçoado." (Gálatas 1:8 NM)

Crítérios Editoriais

Tendo isto em mente, nós adotamos os seguintes critérios:

Objetividade

  • Objetividade – Deve alicerçar em fatos nos seus devidos contextos e em fontes credíveis. Não deve se limitar apenas à versão oficial da religião ou à experiência pessoal do(s) seu(s) autor(es). Não pode haver nenhum tipo de adjetivação pejorativa ou preconceito contra qualquer religião, bem como a seus praticantes e dirigentes. Deve obedecer a uma linha de raciocínio lógica e coerente, sem divagar em pormenores não relevantes. Deve informar claramente e com exatidão os leitores. Não é permitido textos com fins propagandísticos ou evangelizantes. Tampouco é permitido inserir meras opiniões pessoais. Se for necessário que o autor faça esclarecimentos adicionais para uma melhor compreensão de um assunto, isso terá de ficar bem claro. Caso contrário, deve ser prontamente removido.

Imparcialidade

  • Imparcialidade – Não pode tomar partido, julgar ou favorecer um determinado ponto de vista em detrimento de outro. Deverá colocar os fatos acima de quaisquer crenças, interesses, opiniões ou preferências pessoais. Havendo disputa de conteúdo terá permanecer todos os pontos de vista, por exemplo, sob subtítulos diferentes. Deverá ter muito cuidado para ser preciso em todas as afirmações que fizer. Nas citações, tem de usar exatidão. Não pode torcer o significado do que foi escrito ou usar parcialmente as citações para dar uma ideia diferente do que o autor desejou. Caso contrário, logo que seja detetado, será prontamente removido.

Credibilidade

  • Credibilidade – Os artigos devem ser o resultado de uma pesquisa cuidadosa e aprofundada. Deve dar referências ao leitor que lhe possibilite fazer verificação das informações apresentadas. É isso que conferirá ao artigo e a esta Enciclopédia, credibilidade e autoridade. É permitida a pesquisa inédita, desde de que documentada. Cremos na máxima de que "a verdade é uma defesa absoluta" para qualquer alegada difamação. A disseminação da verdade documentada não poderá ser impedida pelo receio ou ameaça de um processo legal. O julgamento da veracidade da prova fica a critério exclusivo dos leitores.

Revisibilidade

  • Revisibilidade - Todos os artigos estão sujeitos a alterações. Isso acontecerá sempre que seja detetado erros ou equívocos, ou ainda, por necessidade de atualização das informações. Isso poderá obrigar a revisões periódicas nos artigos, programadas ou não. Se pretender discutir algum assunto relativo a um determinado artigo, deverá usar a "Página de Discussão" do respetivo artigo. Sempre que os princípios editoriais não fiquem evidentes num determinado artigo, será usada a marcação Predefinição:Revisão.

Norma Ortográfica

  • Norma Ortográfica - Todos os artigos deverão ser escritos sempre em Português correto. Deve também respeitar a nacionalidade do(s) seu(s) autor(es). Deve tanto quanto seja possível deve-se considerar as variantes existentes do Português e a nacionalidade / regiões geográficas dos editores. Os artigos deverão ser escritos segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Tradução de Artigos

  • Tradução de Artigos - A tradução automática produz geralmente resultados de baixa qualidade e requer muito trabalho de revisão posterior, razões pelas quais deve ser evitada. Sempre que possível não deixe uma tradução de um artigo a meio. Se tal não for possível, coloque no texto a marcação Predefinição:Em tradução com a data. Não é permitido a exibição de texto não traduzido num artigo. Para esconder texto não traduzido coloque < !-- no início do trecho ocultar e -- > no seu final.
  • Tanto quanto possível tente utilizar termos que sejam comuns às várias versões da Língua Portuguesa. Se necessitar ajuda relacionada com a tradução de um artigo, peça ajuda a um de nossos administradores ou ao Coordenador do Projeto de Tradução. Más traduções serão assinaladas para serem corrigidas e revisadas, o mais brevemente possível. Para isso, use a marcação Predefinição:Má Tradução. Se não, devem ser eliminados imediatamente.

Wikimedia Commons

  • Use liberalmente o Wikimedia Commons, da Fundação Wikimedia (dos EUA), um arquivo central multimédia que abriga mais de 2 milhões de documentos. Veja Creative Commons International. Desde 2006, a Wikimedia Commons se transformou uma comunidade multilingue de fotógrafos, ilustradores, escaneadores, editores de áudio, tradutores, organizadores e anotadores. Poderá ainda colaborar nesse mega projeto.

Outras informações (em construção)

  • Tabelas, gráficos e ilustrações devem ser concluídas se estas contribuírem bastante para a clarificação do texto ou para seu embelezamento. Devem ser numerados com algarismos arábicos, seguidos breves títulos descritivos, no texto devem ser referidos como Figuras. As notas de rodapé deverão ser moderadas. As abreviaturas e terminologias devem ser apresentadas por extenso quando surgem pela primeira vez no texto.

Direitos a serem respeitados

Direito de Autor

  • Os artigos da Enciclopédia não podem conter nenhuma forma de violação de Direito de Autor (em pt-BR, Direitos Autorais). Não podem ser cópias integrais de artigos de outros Websites. Ao ser detetado violação de Direito de Autor (VDA) ou plágio, será prontamente removido! O(s) seu(s) autor(es) serão identificado e sancionado(s). Cópia parciais de artigos, citações, bem como o uso de imagens, vídeos e animações oriundas de outros Websites, são permitidos se constar: "Obtido em: < Especificar >", "Fonte: < Especificar >" ou "Cedido por: < Especificar >". No caso de traduções, use "Tradução de: < Especificar >" mencionando a Ligação Externa do artigo traduzido ou outra referência apropriada. Sempre que necessário uma autorização do(s) titular(es) dos Direitos de Autor, esta deverá ser feita por escrito, por carta ou correio eletrónico. Para outras questões relacionadas com os Direitos de Autor e a Licença GFDL, clique em Enciclopédia - sobre Direitos de Autor. Em caso de dúvidas, deve consultar um de nossos administradores ou a Administração / Linha Direta.
  • Fazemos questão que Sociedade Torre de Vigia (do EUA) tenha o seu nome sempre associado as suas publicações. Ela é a principal entidade júridica usada pelo Corpo Governante das Testemunhas de Jeová. Não desejamos fazer passar por autores das suas publicações. Muito menos pretendemos distorcer ou retirar do contexto o que a STV publicou. Esse não é o nosso modo de informar. Não iremos disponibilizar aqui publicações da STV, agora ou no futuro. A STV e suas congéneres, são associações religiosas sem fins lucrativos. Portanto, nenhum dano comercial será infringido a ela.

Liberdade de Crença e de Consciência

  • Liberdade de Crença e de Consciência são um dos direitos humanos fundamentais. São direitos constitucionais invioláveis. São garantidos a todos em conformidade com a Constituição de muitos paises, a Convenção Universal dos Direitos do Homem, o Direito Internacional aplicável e a Lei que a regula. Segundo a Bíblia, o Ser Humano foi criado à "imagem e semelhança" de Deus. (Génesis 1:28) "Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular." (Artigo 18 da Convenção Universal dos Direitos do Homem) A Liberdade de Crença inclui a Liberdade Religiosa.

Direito ao Bom-nome

  • Não é permitido usar esta Enciclopédia para a prática de crime de ofensa a pessoa coletiva ou física, religiosa ou não, pública ou privada. Isto é pôr em causa sem fundamento sério a credibilidade, o prestígio ou a confiança na pessoa coletiva ou física em causa. Toda a pessoa coletiva ou física, tem toda a legitimidade de zelar pelo Direito ao Bom-nome. Cabe ao(s) autor(es) do artigo e/ou ao Coordenador do Projeto de Revisão, e numa segunda fase, ser remetido ao Conselho Editorial, para fazer uma análise cuidada dos artigos para que não produzam quaisquer juízos depreciativos e injustos, afirmações não-documentadas, bem como erros involuntários, lapsos ou omissões suscetíveis de atentar contra o seu Bom-nome. Por uma questão ética deontológica e da licença em uso neste projeto Wikia, os editores não podem fazer qualquer acusação sem provas verificáveis ou apresentar informações sem a sustentação e autorização das fontes.

Liberdade de Imprensa e de Expressão

  • A Liberdade de Imprensa e de Expressão abrange o direito de informar, de se informar e de ser informado, sem impedimentos e nem discriminações. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura. Este direito tem como único limite os que decorrem da Constituição e da Lei, de forma a salvaguardar "o rigor e a objetividade da informação, a garantir os direitos ao Bom-nome, à reserva da intimidade da vida privada, à imagem e à palavra dos cidadãos e a defender o interesse público e a ordem democrática." Ao serem abordados assuntos que sejam de Notório Interesse Público, as suas edições ficam sob a supervisão direta da Diretoria da Enciclopédia, e seu texto final, será submetido à apreciação do Conselho Editorial.

Direito de Resposta e de Retificação

  • É reconhecido o Direito de Resposta e de Retificação a qualquer pessoa singular ou coletiva, organização, serviço ou organismo público, bem como o seu titular ou responsável, que tiver sido objeto de referências, ainda que indiretas, que possam afetar a sua reputação e Bom-nome, e sempre que tenham sido feitas referências de fato inverídicas ou erróneas que lhes digam respeito. O direito de resposta e retificação podem ser exercidos tanto relativamente a textos como a imagens. O direito de resposta e o de retificação são independentes do procedimento criminal, bem como do direito à indemnização pelos danos - patrimoniais e não-patrimoniais - efetivamente causados.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória