FANDOM


Pedro Candeias, diretor do Gabinete de Informação Pública das Testemunhas de Jeová em Portugal, disse à Inforpress - Agência de notícias de Cabo Verde, que estava satisfeito com recetividade manifestada pelos médicos cabo-verdianos aos tratamentos médicos alternativos sem transfusão de sangue. Durante a sua visita em maio de 2010, onde manteve contatos com médicos na cidade da Praia e do Mindelo, afirmou que a transfusão de sangue total ou seus componentes principais, são uma prática condenada pela Bíblia.

O que nos diz o Antigo Testamento?

  • Após o Dilúvio bíblico, Deus ordenou a Noé e seus descendentes: "Todo animal movente que está vivo pode servir-vos de alimento. ... Somente a carne com a sua alma [ nephesh ] - seu sangue [ had-dam ] - não deveis comer". (Génesis 9:3-4) O animal era morto por sangramento. Só depois podia comer sua carne. Seu sangue não podia ser usado como alimento ou ser bebido. Visto que o sangue sustenta a vida [ ou a alma, isto é, o ser vivente ] é algo sagrado para Deus.
  • Deus ordenou ao antigo Israel mediante Moisés: "É um estatuto por tempo indefinido para as vossas gerações ... não deveis comer nenhum sangue ... quer seja de ave [ kasher ] quer de animal [ kasher ]. Toda alma que comer qualquer sangue, esta alma terá de ser decepada do seu povo." (Levítico 3:17; 7:26-27) Não existe proibição de comer sangue [ou hemolinfa] de peixe kasher! Nem é exigido um abate especial. Bastaria que fosse bem lavado. (A Sentinela de 1962 pág. 190, em inglês; de 15/7/1973 pág. 448) O termo kasher, significa "apto" ou "bom" segundo as regras alimentares, isto é, alimento religiosamente permitido na Lei moisaica.
  • "Nenhuma alma vossa deve comer sangue e nenhum residente forasteiro que reside no vosso meio deve comer sangue. ... caçando apanhe um animal selvático ou uma ave que se possa comer, neste caso tem de derramar seu sangue e cobri-lo com pó. ... Não deveis comer o sangue de qualquer tipo de carne, porque a alma de todo tipo de carne é seu sangue. Quem o comer será decepado da vida." (Levítico 17:12-14; Deuteronómio 12:16, 24) Figurativamente, estava devolvendo a vida do animal ao Dador da Vida. Fazer isso impossibilitava qualquer uso indevido, tal como comer carne indevidamente sangrada. (I Samuel 14:31-35)

O que nos diz o Novo Testamento?

  • Segundo Atos 15:28-29 e 21:25, apóstolos e demais anciãos de Jerusalém deliberaram que os judeus cristãos e cristãos não-judeus "se abstenham [ gr. apékhoma, lit. "ficar afastado de" ] ... do estrangulado [ carne kasher não sangrada ou indevidamente sangrada ] e do sangue [ tomar alimentos ou refeições confecionadas com sangue animal, inclusive beber seu sangue ]".
  • Abster significa privar-se de, renunciar a prática de algo, não fazer deliberadamente uso ou consumo de alguma coisa. No devido contexto, aplica-se somente ao consumo de sangue de animais mortos para alimento. Este princípio da Lei moisaica é válido no Cristianismo, embora o Pacto da Lei moisaica não vigore mais.
  • Aqui não é considerado o uso de sangue autólogo com coleta pré-operatória, fracionamento do sangue total, de hemoderivados, frações de hemoderivados e nem a tecnologia da circulação sanguínea extracorporal. O texto tem de ser entendido no seu devido contexto.
  • Esta proibição se aplica aos cristãos? (Estudo perspicaz das Escrituras, vol. 3 pág. 523) O genero humano foi autorizado por Deus a matar animais para alimento. Somente não deveriam comer ou beber seu sangue. (Génesis 9:3-4) No I século EC, tanto os judeus como os cristãos, não comiam carnes não sangradas e nem ingeriam sangue. Não usavam alimentos ou refeições cozinhadas com sangue. Os muçulmanos tambem se abstêm do sangue. Na mentalidade judaico-cristã do I século EC, era inadmissível comer carne humana e beber sangue humano. Veja João 6:52-60.
  • A proibição inclui a transfusão de sangue? Sim, segundo o Corpo Governante. Não são admitidos questionamentos ou críticas à sua doutrina. Certo é, que administrar hemocomponentes por via intravenosa não é a mesma coisa que comer sangue. Não visa a nutrição do paciente. Não entra no estômago pela boca. A expressão bíblica "se abstenham de sangue" deverá ser entendida no seu contexto, sem doutrinação tendenciosa.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória