FANDOM


Transplante de células-mãe [ ou células progenitoras, em inglês "stem cells"; também são conhecidas por células-tronco ou células estaminais ] permite o tratamento curativo para umas 70 doenças - neurológicas, neurodegenerativas, hematológicas, oncológicas, renais, pancreáticas, lesões resultantes de acidentes vasculares e lesões na espinal medula. A terapia celular, uma técnica de Medicina regenerativa, tem como objetivo restaurar a função de um órgão ou tecido celular mediante o recurso ao transplante de células-mãe. Estas células possuem elevada capacidade de diferenciação e de plasticidade. Pode ser realizado com células-mãe do próprio dador - transplante autólogo - ou de dador diferente, aparentado ou não - transplante alogénico. (Manual de Merck de informação médica, 2008, pág. 1293-4; Despertai! de 22/11/2002 pág. 3-10)

Entendimento religioso Editar

Do ponto de vista das Testemunhas de Jeová, é inaceitável a obtenção de células-mãe a partir das células do blastócisto, para fins de investigação cientifica ou em uso terapêutico. O blastócisto é um pré-embrião com 5/6 dias. O princípio da Vida humana começa na fecundação do óvulo, em vez da nidificação do blastócisto no útero. Consideram que a destruição de pré-embriões humanos equivale ao aborto provocado. (Salmos 139:13-16; Despertai! de 8/10/1990 pág. 26-7)

Em 1980, os transplantes de órgãos e de tecidos celulares são permitidos, se realizados sem transfusão de componentes do sangue. (A Sentinela de 1/9/1980 pág. 31; de 15/11/1984 pág. 31) Não é aceite a preservação das células-mãe em sangue. Creem que o sangue coletado não pode ser armazenado para posteriormente ser reutilizado. (Levítico 17:12-14; Deuteronómio 12:16, 24 - "derramar seu sangue e cobrir com pó"; A Sentinela de 1/3/1989 pág. 30 §6) Até 1997, não era permitido "extrair elementos" do sangue do cordão umbilical ou da placenta. "Se o paciente tiver motivos válidos para desconfiar que esta prática normal [ de destruir produtos biológicos removidos ] não será seguida, ele poderá mencionar o assunto ao médico, declarando que, por motivos religiosos, deseja que todos esses produtos sejam eliminados." (A Sentinela de 1/2/1997 pág. 29)

Presentemente, existe um novo esclarecimento sobre este assunto. "Antes de fazer uma decisão sobre estes assuntos médicos, seria sábio consultar o médico ou o técnico para obter factos sobre o que será feito durante o procedimento", quer sejam as células-mãe colhidas do sangue do cordão umbilical ou do sangue periférico [ por plasmaférese ] do próprio paciente ou do sangue de outra pessoa. "Tal informação deverá incluir uma explicação do processo de extração das células-mãe, armazenagem, e o que será feito com o sangue do cordão umbilical que sobrar depois da extração das células. Então, cada cristão deverá usar a sua consciência treinada pela Bíblia, depois duma consideração cuidadosa e sob oração." (Carta da ATCJ a todas COLIHs sobre transplantes de células-mãe)

Produção de células sanguíneas Editar

Pesquisadores franceses da Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris, produziram em laboratório eritrócitos [ hemácias ou glóbulos vermelhos ] funcionais a partir de células-mãe adultas. (Blood de 9/2011, vol. 6, 362038, da Sociedade Norte-americana de Hematologia) As pesquisas foram conduzidas por Dr. Luc Douay do Hospital Universitário de Saint-Antoine. A primeira infusão em pacientes humanos foi realizada com sucesso. De acordo com os investigadores, são ainda necessários mais avanços tecnológicos que possibilitem a produção de células sanguíneas em grande escala. Isto inclui o desenvolvimento ilimitado de eritrócitos O Rh negativo. Salvo casos excepcionais, os pacientes que precisarem de células sanguíneas podem ser os próprios doadores. O uso de células-mãe do sangue do cordão umbilical é o mais indicado, visto proliferarem mais rápido do que células-mãe adultas.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória