FANDOM

William Henry Conley (11 de junho de 1840 – 25 de Julho de 1897), foi um homem de negócios bem sucedido de Pittsbrugo, Pensilvânia, EUA. Entre 16 de fevereiro de 1881, eleito presidente da Sociedade Torre de Vigia de Tratados de Sião, função que exerceu até 1882. Tornou-se bastante rico evidentemente na empresa "Riter-Conley". Também era acionista e diretor do terceiro banco nacional de Allegheny. Foi casado com Sarah Shaffer (1841-1908). William e sua esposa eram ativos em diversas ações de caridade em Pittsburgo e no apoio a um orfanato e escola para crianças afro-americanas, bem como a um hospital local.

As famílias Russell e Conley frequentavam a Igreja Cristã do Advento local, onde escutaram os pregadores Jonas Wendell, George Stetson e George Storrs. Ele e sua esposa, foram dois dos cinco membros originais (os outros três eram Joseph Lytel Russell, e seus filhos, Charles Taze Russell e Margartte Russell) da classe dos Estudantes da Bíblia de Allegheny, durante a década de 1870. Depois que se desligaram dos Estudantes da Biblia e da Sociedade Torre de Vigia de Sião, o casal Conley tornaram-se membros de destaque na Igreja Presbiteriana local.

Sociedade Torre de Vigia de Sião Editar

Em 16 de fevereiro de 1881, William Conley se tornou presidente da Sociedade Torre de Vigia de Tratados de Sião. Inicialmente, era uma sociedade religiosa sem personalidade jurídica. Joseph Lytel Russell, era Vice-presidente, e Charles Russell, Secretário-tesoureiro. Conley fez doação de USD $3 500 do capital social da Sociedade (70%), que era de $5 000 USD. Joseph Russell fez doação $1 mil USD (20% do capital), e seu filho, Charles Russell fez doação de USD $500 (10% do capital). Durante os primeiros 12 meses (1881-1882), a STV de Sião gastou USD $40 mil na distribuição de Alimento para os Cristãos Refletivos e outras literaturas gratuitas. As evidencias sugerem que na maior parte destes USD $40 mil foram doados por Conley, bem como o financiamento inicial das atividades da Sociedade.

O motivo da ruptura entre William Conley e Charles Russell nunca foi revelado. Provavelmente ocorreu em resultado de expetativas religiosas não cumpridas (1878 e 1881) e da rejeição da doutrina da Trindade. Depois de 1882, Conley não foi mais mencionado na revista A Torre de Vigia de Sião, senão doze anos depois, quando Russell publicou uma carta de Conley em 1894. Russell apresenta Conley aos leitores da revista como "um dos membros originais dos Estudantes da Bíblia de Allegheny".

Quando a Sociedade Torre de Vigia obteve o registro legal em 15 de dezembro de 1884, Charles Russell foi eleito presidente da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Pensilvânia. Russell nunca revelou que William Conley foi de fato o primeiro presidente da Sociedade Torre de Vigia. Quando William Conley morreu, seu óbito não foi mencionado na revista A Torre de Vigia de Sião. Sem dúvia isso se deveu as divergências doutrinais entre Conley e Russell, e depois, porque Conley se tornou um membro de destaque na Igreja Presbiteriana local.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória